ProfetaGeek - Todos os blogs de tecnologia em um.

Tecnologias que vão mudar o mundo

Postado por Milhouse segunda-feira, 26 de outubro de 2009

USB 3.0 A interface USB foi um dos melhores inventos da informática. Depois que foi criada, tudo se conecta facilmente ao computador: câmera, impressora, pendrive, disco rígido e até mesmo pequenas luminárias e outros gadgets. A nova versão da interface USB (USB 3.0), vai transferir dados perto de 4,8 gigabits por segundo, 10 vezes mais rápido do que a atual USB 2.0. Imagine transferir arquivos de filme, músicas, fotos e qualquer outro tipo de informação digital de grande tamanho em poucos segundos. A imagem mostra o logotipo que está sendo usado para divulgar o novo padrão

TV 3D
Depois dos vídeos e filmes em alta resolução (1080 linhas) em Blu-ray, a próxima onda para assistir programas é a TV 3D, uma imagem em duas dimensões, com alguma profundidade, que transmite vídeo estereoscópico. Hoje, já existe o cinema 3D, mas a técnica empregada é mais simples, envolvendo a sobreposição de cores em cada quadro e exigindo usar um óculos especial (chamado de passivo) que ajusta as cores sobrestas, passando a sensação de profundidade. Nas TVs em 3D, a frequência de operação é de 120 Hertz, o dobro da utilizada atualmente. Usando um óculos que trabalha as imagens vindas que vêm da TV 3D, a imagem resulta em mais realismo do que a técnica atual. A tecnologia já existe, com televisores da Panasonic e Samsung, LG e Philips, e que começam a ser produzidos em larga escala em 2010.

Realidade aumentada
Realidade aumentada é um termo geral que vem sendo utilizado para definir diversos tipos de interação com a imagem gerada no computador (ou outro dispositivo com câmera). A questão da tecnologia é aumentar a nossa capacidade de interagir com as coisas ao nosso redor, fornecendo informações de interesse imediato. A técnica utiliza a câmera do equipamento para capturar movimentos do usuário, como um site sobre automóveis que deixa o internauta manipular as imagens com as mãos, mexendo virtualmente um modelo 3D de um carro para observar seus detalhes. Mas as possibilidades não param por aí. Usada em dispositivos móveis e em aplicações com dispositivos móveis e com GPS  por exemplo. Uma aplicação interessante chamada Nearest Places (para iPhone) indica a você locais próximos, como museus e estações de metrô. A câmera capta as imagens  e a combina com informações de localiação do GPS para formar um mapa 3D, indicando a distância e ruas para chegar aos locais, em uma perspectiva que um mapa de GPS convencional não consegue realizar.

Streaming de vídeo por Wi-Fi
As redes sem fio já conseguem atingir boas velocidades, mas os fabricantes estão trabalhando para aumentar a taxa de transmissão ainda mais. Estima-se que, em 2012, os protocolos 802.11ac e 802.11ad estejam prontos para transmitir em velocidades superiores a 1 gigabit por segundo. O padrãoa mais rápido hoje é o 802.11n, que pode chegar a 300 Mbps. Como resultado, os usuários poderão transferir filmes em alta resolução, jogar em multiplayer e assistir filmes em locais que tenham centrais multimídia e com conexão totalmente livre de fios.

HTML 5
Você deve estar cansado de acessar sites que exibem a mensagem sobre uma instalação de um plug-in para poder continuar visualizar conteúdos específicos, quando não toda a página. O código HTML 5 virá para acabar com os plug-ins de áudio, vídeo e animações. Ela requer que cada navegador obedeça seus códigos e tende a se tornar um padrão único para internet. Os web designers não terão de lidar com vários formatos, às vezes um para cada navegador, e as páginas serão carregadas mais rapidamente e sem erros.. Isso será uma grande vantagem para dispositivos móveis, cujos navagadores têm sérias limitações para executar até mesmo vídeos do YouTube.

Para ver as fotos clique aqui.

Postado por: UOL Tecnologia, não deixe de visitar!

Link-nos


Para parceria mande e-mail para: leandro_gs99@hotmail.com